O "Fenômeno" África Acabou

Depois de cerca de 02 meses nas pautas dos jornais, a África parece não existir mais em nossa mídia

A primeira Copa do Mundo em solo africano fez a mídia enviar inúmeros correspondentes e encher os jornalões e as telas de notícias sobre a África de Sul.

Depois da final do mundial, a mídia trouxe de volta seus jornalistas e o continente foi esquecido, conforme previsto neste blog.

Enquanto estavam por lá, os meios de comunicação buscavam informar sobre pontos turísticos, a situação política e sócio-econômica com poucos retoques históricos da formação da nação.

Recentemente a África do Sul, país recém saído do apartheid, condenou por corrupção um do mais importantes polícitos de sua história. Jackei Selebi foi chefe da polícia do país entra 2000 e 2008 e recebeu condenação de 15 anos de prisão.

Não encontrei tal notícia nos jornalões, porém obtive informação através do blog "Pé na África", mantido por Fabio Zanini, jornalista da Folha de São Paulo.

A mídia brasileira continua a se importar pouco com o continente africano pelo fato de não ter grande importância no cenário econômico mundial. Assim, se esquece de relatar as atrocidades cometidas na África do Sul e nos demais países.

Aliás, acredito que a não publicação da notícia serve, também, para que nossa sociedade continue a aceitar a impunidade da corrupção no Brasil.

Comentários

Vivian disse…
Vale lembrar que o mesmo ocorreu no início do ano com o terremoto no Haiti, o país mais pobre e desolado por conflitos internos das Américas. Até então nunca foi lembrado, e este fato serviu "apenas" para preencher noticiários em tempo real dos jornalões sempre atrás do furo, da novidade. Agora, mais uma vez, o país e seu povo ficaram invisíveis.

Postagens mais visitadas deste blog

Nos E.U.A. morar em trailer não significa ser viajante ou rico

Beasts of No Nation: um choque de realidade

Vida de Pasteleiro