Tudo é questão de educação e cidadania

Somente a conscientização da sociedade poderá ajudar a combater problemas vividos atualmente

Recentemente no blog tenho postado sobre as chuvas e a falta de ação política para dar auxílio às famílias (em geral quem mais sofre com isso é a classe baixa da sociedade) e, também, pouca ação em medidas preventivas.

Culpar o governo ou cobrar melhorias e não medidas de emergência deve ocorrer em toda sociedade do mundo para obter seus direitos. Porém, o povo deve ter a consciência de que tem deveres à cumprir.

Tornou-se comum e rotineiro nas cidades jogar lixos nas calçadas, ruas e avenidas e toda essa sujeira vai para os bueiros quando chove. Dessa forma o sistema de esgoto entope e, junto com os temporais, ajudam a piorar a situação.

Devemos cobrar educação e cidadania do próximo, pois a melhora da sociedade em conjunto com ações políticas com certeza contribuirá para que os problemas de chuva enfrentados recentemente sejam, ao menos, minimizado.

Não basta ajudar as pessoas somente depois que perdem suas casas, o ser humano deve pensar que a atitude tomada hoje pode ter um grande impacto (bom ou ruim) no futuro.

Para entenderem melhor (ou de uma forma diferente a situação) podem ler o blog "Pensamento Liberal" do escritor Ivan Jubert, onde o texto "O quê fazer" trata sobre situações onde a ajuda aparece somente em situações de caos, como no Rio de Janeiro.

Comentários

Anônimo disse…
Meu caro Thiago, não é de hoje que a culpa pelas catástrofes sempre recaem sobre a Natureza. Já vi pessoas falando na televisão que não adianta limpar bueiros porque as galerias estão entupidas. Que político executaria um trabalho abaixo do solo, que ninguém veria e que não rsultaria em votos?
Quanto a educação, o problema é o mesmo e cidadania, então, nem se fala.
Obrigado pela referência a meu texto!
Abraços,
Ivan

Postagens mais visitadas deste blog

Nos E.U.A. morar em trailer não significa ser viajante ou rico

Beasts of No Nation: um choque de realidade

Vida de Pasteleiro