Tragédia anunciada no Jardim Pantanal

Todo ano parece ser a mesma coisa e quando a chuva chega quem sofre são os mais necessitados

Por Thiago Marcondes

Ainda não chegou o verão e o período das grandes chuvas na cidade de São Paulo está um pouco longe de aparecer. Porém, neste final de semana a previsão do tempo é de muita água na cidade. Desde ontem (14/10/2011) à noite chove na capital, ora forte, ora uma garoa, que não parou praticamente um minuto sequer até o momento.

Isso me faz lembrar o começo dos anos de 2010 e 2011 quando o Jardim Pantanal, na zona leste de São Paulo, foi atingido por grandes chuvas e inúmeros moradores perderam suas casas, parentes e amigos. A região está no extremo da cidade e as pessoas que alí vivem já sofriam, e ainda sofrem, com  a precariedade dos serviços básicos como saneamente básico, saúde e transporte.

Na época o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, chegou a dizer que a tragédia ocorrida era culpa da chuva. Ou seja, automaticamente culpou a natureza por problemas existentes há tempos no local e que o porder público não pôde (não conseguiu ou não quis) resolver. A mídia apenas noticiou o de sempre e os políticos apareceram com ajuda de auxílio moradia até que o problema fosse resolvido.

No momento o que se pensa é somente na construção do estádio do Corinthians (Itaquerão ou Fielzão?!) para abertura da Copa do Mundo de 2014 e no incentivo fiscal para a F.I.F.A. e todas empresas que mantém contrato com ela para vender seus produtos durante o mega evento mundial, que visa o lucro e deixa o povão de fora do espetáculo.

Enfim, a chuva de ontem, que persiste até agora, me faz pensar na falta de investimento público na prevenção de enchentes e na remoção de famílias em áreas de risco de desabamento para um lugar digno e com segurança. A tragédia está anunciada e quando chegar fevereiro de 2012 pode ser que mais casas cairão, mais pessoas sejam arrastadas pela força das águas e mais vidas sejam perdidas.

Aliás, Kassab no momento está mais preocupado com a chuva de votos que seu novo partido, o P.S.D., pode receber do que com as chuvas torrenciais que possivelmente cairão na cidade e prejudicação milhares de pessoas. Seja com alagamentos que fecham as vias ou com aqueles que inundam bairros e destroem vidas.

Thiago Marcondes é Jornalista

Comentários

Anônimo disse…
Eu fico imaginando o medo que as famílias que residem em áreas de enchentes sentem quando assistem na televisão a previsão do tempo para o dia seguinte. Deve ser mais assustador do que filme de terror.
Abraços,
Ivan

Postagens mais visitadas deste blog

Nos E.U.A. morar em trailer não significa ser viajante ou rico

Beasts of No Nation: um choque de realidade

Vida de Pasteleiro