Faça algo no presente e será lembrado no futuro

O que fazemos na vida ecoa na eternidade – Extraído do filme “Gladiador” 

Por Thiago Marcondes 

Trabalhar, viajar, viver, estudar, namorar, estar com amigos e família são algumas das situações vividas por cada pessoa e que ao longo da vida podem parecer simples ao olhar de uns e complexas e extremamente importantes para outros. Desde o nascimento até a morte pessoas passam pelo caminho umas de outras e as atitudes (boas ou ruins) fazem com que sejam lembradas.

Uma pessoa alegre, motivada e sempre com vontade de inovar e apreender dentro de um determinado grupo, que pode ser círculo de amigos, ambiente familiar e/ou profissional, se destacará diante dos demais em diversas situações. Pró-atividade, idéias novas, vontade de crescer e sempre com intuito de melhorar o desempenho pessoal e, também, daqueles que estão à sua volta será visto com bons olhos.

Em um ambiente profissional, ao se destacar pelas competências e resultados obtidos, os colegas de trabalho se lembrarão dos demais ao aparecer de uma nova oportunidade. O reconhecimento por conta das realizações feitas um dia aparecerá. Você poderá ganhar uma oportunidade de promoção dentro da instituição onde está ou então ser chamado para trocar de emprego por conta do seu legado.

Presenciei (e vivenciei também) situações onde ex-colegas de trabalho indicaram pessoas por causa de suas competências quando trabalharam juntos. Ocorreram casos em que as pessoas nem eram muitos próximas enquanto atuavam na mesma empresa, mas ao aparecer novas oportunidades aquele que realizou um bom trabalho foi lembrado e, pelo menos, uma entrevista de emprego conseguiu.

O contrário também surge efeito. A pessoa preguiçosa, que não contribui no trabalho e nos projetos até será lembrada pelos demais, mas com certeza não estará dentro do círculo de indicações se surgir uma nova oportunidade de emprego com salário e benefícios melhores.

Ter objetivos, metas, dar o melhor de si, ser humilde com o próximo, saber escutar são algumas das atribuições que cada um deve levar consigo para a vida inteira.

Pais que maltratam os filhos, os animais de estimação, os vizinhos e gestores que não sabem lidar com os colaboradores, chefes e diretores que abusam dos cargos para tentar se impor também ficarão marcados para sempre. 

As ações marcantes na vida, em geral, devem contribuir para a sociedade, ou algum grupo social, de alguma maneira para não se tornar apenas uma conquista pessoal e egoísta. A frase “O que fazemos na vida ecoa na eternidade” simboliza exatamente aquilo que somos e o que queremos ser no futuro. Afinal de contas, quem não gostaria de ser lembrado pelos seus feitos?
 
Thiago Marcondes é jornalista e pós-graduando em Gestão de Projetos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos E.U.A. morar em trailer não significa ser viajante ou rico

Beasts of No Nation: um choque de realidade

Vida de Pasteleiro