Pacientes podem (e devem) reclamar de mal atendimento em hospitais

Reclamações sobre o atendimento do S.U.S. e dos convênios podem ser feitas através de canal de ouvidoria
 
Por Thiago Marcondes
 
Falar da saúde, atendimento médico, hospitais, ambulatórios, S.U.S. (Sistema Único de Saúde) e convênio pode ser um clichê, pois no dia-a-dia praticamente toda a população discute sobre o tema e sempre tem reclamações e, às vezes, sugestões em relação aos serviços prestados.
 
Os políticos, no geral, são os alvos prediletos e os culpados por todos os problemas nos hospitais, sejam de âmbito municipal, estadual, federal e, por incrível que pareça, até nos particulares. Afinal de contas, se o governo prestasse serviços saúde que atendesse toda a população com agilidade e qualidade, talvez os hospitais privados sequer existiriam.
 
Votar conscientemente ajuda, mas se ninguém escutar as reclamações não há como mensurar e melhorar a situação da saúde no país. Poucos sabem da existência de um canal de comunicação onde a população pode reclamar sobre os serviços prestados pelo S.U.S. e convênios, mas ele existe e a população deve utilizá-lo sempre que necessário.
 
O Ministério da Saúde, desde 2011, disponibilizou o número 136 para o cidadão ter acesso à Ouvidoria e poder reclamar (ou dar sugestões) sobre os atendimentos S.U.S. realizados no Brasil inteiro. O serviço já existia, mas o número antigo (0800-61-1997) foi alterado para três dígitos com intuito de facilitar a memorização e aumentar o uso desta ferramenta.
 
Para quem está insatisfeito com os serviços dos convênios e sabem que não adianta reclamar com as operadores a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) tem o DISQUE ANS e através do 0800-701-9656 há possibilidade informar os problemas e com grandes chances de solução.
 
Thiago Marcondes é pós-graduando em Gestão de Projetos

Comentários

Unknown disse…
Alguem jah tentou ligar para esses telefones para fazer alguma reclamacao??
Vou fazer uma tentativa depois volto a postar o resultado.
Mas jah sei que nao vou ser atendido pois nenhum telefone de reclamacao do governo costuma funcionar...
Tomara que eu esteja errado...
Liliane disse…
Olha fiquei no hospital das 9.50 até 1238 para passar triagem.
Depois o médico demorou mais algum tempo..até o presente momento 13.30 não tinha sido chamada.. esperando ser atendida..

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