Rede Globo boicota torcida, mas exibe passista pró-impeachment

Sócrates, ex-jogador, afirmou: se as torcidas organizadas tivessem noção da capacidade de mobilização com certeza paravam de brigar para poder protestar

Por Thiago Marcondes

Carnaval de São Paulo, dia 06/02/2016, a passista Ju Isen, da Peruche, tira a fantasia para mostrar o tapa-sexo com apoio ao impeachment de Dilma e a Rede Globo apresenta o caso em vários jornais, inclusive durante o desfile.

Quinta-feira, dia 11/02/2016, o Corinthians jogou contra o Capivariano pelo Paulistão e venceu por 2x1. Resultado normal se comparar a qualidade técnica das equipes e os investimentos realizados de cada lado. Nenhuma novidade nisso e a partida seria normal se não houvesse confronto entre torcida e polícia militar.

A torcida organizada Gaviões da Fiel levantou faixas contra a Rede Globo onde afirmava que o Corinthians não é o quintal da emissora. Frases contra a CBF também foram expostas e a polícia solicitou a retirada. A torcida ora obedecia e ora desobedecia a ordem que com certeza veio do alto escalão.

No setor Norte da Arena a polícia entrou em confronto com a torcida que, de forma geral, correu para evitar uma briga. No setor Sul, do outro lado do estádio, um casal conversava e falaram que aquela atitude remetia à ditadura. Três policiais os expulsaram do estádio e afirmaram que ambos estavam no evento esportivo com objetivos políticos. Eles perderam todo o segundo tempo do jogo.

Domingo, dia 14/02/2016, clássico contra o São Paulo e mais uma vez a torcida driblou a revista da polícia militar e apresentou faixas de protesto contra a Rede Globo, C.B.F. (Confederação Brasileira de Futebol), F.P.F. (Federação Paulista de Futebol) e contra o esquema de desvio de dinheiro da merenda, ocorrido na gestão do Geraldo Alckmin. Mais uma vez a emissora deixou passar em branco e não citou nada.

A torcida não utilizou o clube para protestar e fez tudo em seu próprio nome e no espaço cedido a ela. Os torcedores, quando protestam em seu espaço sem interferir no evento através de invasões ou com uso de sinalizadores, não prejudica o time. A passista tentou utilizar a avenida e o nome da agremiação para protestar em favor próprio. Com essa atitude colocou em risco o trabalho de um ano inteiro de muitos profissionais e da própria comunidade.

A polícia agiu rapidamente na retirada do casal, porém não fez direito o trabalho de revista dos torcedores, que entraram com faixas de protesto em dois jogos consecutivos.

A situação do casal não chegou à mídia e seria injustiça afirmar que não noticiaram. Porém os meios de comunicação, principalmente a Globo, foi negligente em relação ao trabalho de revista da polícia militar.

A emissora, ou melhor, as emissoras, devem noticiar os fatos ocorridos sem escolher o que e como vão apresentá-los. A Folha de São Paulo soltou a notícia e não fez menção ao governo do estado, porém, ao falar da passista, citou o impeachment. Não, e nunca houve, imparcialidade na mídia e isso provavelmente nunca vai ocorrer, mas a forma como os grandes empresários de comunicação no Brasil atuam hoje chega a ser lamentável.

Agir dessa forma mostra a opinião dos donos do poder e como tentam direcionar o pensamento das pessoas, seja na televisão, rádio, jornais ou revistas, de forma sutil, porém extremamente eficaz. Após os fatos citados os comentários nas ruas são que os torcedores são vagabundos e briguentos (muitos apenas querem a violência e isso deve ser admitido) enquanto a passista apenas desejava protestar sua indignação com a situação do país.

Protestar é direito do cidadão e a passista da Peruche poderia ter feito isso na arquibancada do Sambódromo, pois assim não comprometeria o desfile e o trabalho da escola. Podem afirmar que assim não teria tamanha visibilidade, mas ao pensar assim apenas afirma-se que os fins justificam os meios e nem sempre isso é uma verdade absoluta. Em relação a torcida o protesto foi válido, pois não havia xingamento em nome de pessoas e no domingo não houve violência.

Independente da posição política, praticamente toda pessoa é consumidora dos produtos dos meios de comunicação. Existe a necessidade de se atentar aos discursos para não consumir (ainda mais) notícias enlatadas e sem realizar o mínimo de reflexão com coerência.

Artigos relacionados:

Comentários

Essa e a realidade das emissoras, sempre oculta o que deve ser mostrado manipulando muitas pessoas e escondendo a realidade.
Muito bom o texto parabéns.
Luis Sales disse…
Por esses e outros motivos de seleção de notícias como o citado no texto acima que prefiro a leitura de blogs com textos noticiando os fatos reais como deveriam ser noticiados por emissoras de TVs ou revistas.
Parabéns ao blog, adicionado na minha lista de leituras.

Postagens mais visitadas deste blog

Nos E.U.A. morar em trailer não significa ser viajante ou rico

Beasts of No Nation: um choque de realidade

Vida de Pasteleiro